Header Ads

E Quando Não Dá Mais?

A História da Viúva de Naim encontra-se em "Lucas 7".
A Bíblia nos mostra que Jesus ao ir à Naim uma cidade com muito pouco recurso, acompanhado de seus discípulos e de uma grande multidão, chegou próximo a uma porta, “porta” a qual era a entrada e saída de uma cidade, a Bíblia nos diz que Ele olhou e encheu-se de intima compaixão por uma viúva acompanhada também de uma grande multidão.
Uma viúva a qual pela segunda vez fazia o mesmo trajeto, um trajeto marcado pela dor, a primeira vez a qual passou pelo trajeto marcado pela dor, ela acompanhou o cortejo fúnebre de seu marido, agora pela segunda vez ela passava pelo mesmo percurso só que desta vez com uma dor mais profunda, o cortejo fúnebre de seu “único filho”.
A vida de uma viúva naquela época não era fácil, uma mulher israelita no tempo de Jesus, era alvo de grande discriminação imposta pela Velha Lei. Por exemplo, no Templo não podia ir além do Pátio das mulheres. Elas não estavam de forma alguma preparadas para sobreviver economicamente sem o seu marido, mesmo com toda dificuldade a qual aquela viúva passava, havia um motivo pelo qual a fazia prosseguir o “seu único filho”.
Seu filho adoece, e agora?
Naquelas alturas a fama de Jesus já havia se espalhado pelos muitos milagres e maravilhas a qual o Senhor já havia operado, ao imaginar a expectativa daquela mulher, imagino eu, que ela esperava por um milagre, por algo que revertesse aquela triste situação. Até que o inevitável aconteceu, e o seu único filho faleceu levando com ele o pouco de esperança a qual aquela mulher havia.
E agora ela estava novamente naquele trajeto, acompanhado do defunto que era o seu menino e de uma grande multidão, multidão dividida por:
Os misericordiosos, os curiosos e os pessimistas esperando para ver até onde aquela mulher caminharia, Deus sabe até onde podemos chegar e para aquela mulher creio eu que o seu limite era a porta, o cemitério era fora da cidade e o cortejo fúnebre teria que passar pela porta, esta passagem bíblica nos mostra que Jesus chegou perto da porta e o seu olhar misericordioso a alcançou. E movendo-se de íntima compaixão por ela, disse-lhe: Não chores. Lucas 7:13
Mas como conter as lágrimas de uma mãe que esta vivendo o pior pesadelo de sua vida que é a morte de seu filho, como encarar esta realidade, tente imaginar!
Será que no pior momento de nossas vidas sabemos reconhecer a voz do Senhor Jesus a nos dizer:  Não chores!
Quantas vezes será, que ela havia escutado a esta frase por outras pessoas, não havia ninguém em todo mundo que pudesse avançar além daquelas palavras, somente Jesus em meio a toda aquela multidão poderia avançar adiante aquelas palavras, e assim Jesus disse:
Jovem, a ti te digo: Levanta-te.
E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o à sua mãe. Lucas 7:14,15
A esperança voltou a fazer parte da vida daquela mulher, pode ser que você esteja em seu limite neste exato momento, assim como um dia eu estive, podemos olhar para essa passagem e aprender que Deus conhece o limite de cada um, é Ele que decide a qual momento e a melhor maneira de agir.
Quando pensei em estar no meu limite com a perda de minha filha, Jesus disse-me: Não chores.
Ao contrário da viúva de Naim, não tive a minha filha novamente em meus braços, mas pude reconhecer que somente Jesus poderia avançar além daquelas palavras, o Senhor me mostrou que poderia ir mais além do limite a qual eu achava que poderia chegar e de mãos dadas com Ele continuo a cada dia certa de que é Deus que vê muito mais além do que eu e você possamos ver.
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. Jeremias 29:11
Pode ser que neste exato momento o Senhor esteja falando em seu coração... Não impeça o agir de Deus em sua vida, confie no Senhor... Ele quer cuidar de você, Jesus é a esperança para os perdidos, a graça de Deus está a nossa disposição, não importa onde estejamos na vida e o que estamos passando, através da ressurreição de Cristo temos fé no poder milagroso dele para ressuscitar nossos espíritos abatidos, nossos sonhos e nossas vidas e acreditar, que podemos prosseguir rumo ao que o Senhor Jesus tem nos preparado.

Nenhum comentário